Essa é uma pergunta que não quer calar… Conheço váaaarias pessoas que tem uma caixa de ervas e especiarias – os populares temperos – por anos e anos guardados.

Meu padrasto inclusive. Ele chama a caixa dele de Caixa da Madame Mim… hahahaha! Pensamento de que seriam como o vinho, quanto mais velho melhor. Nãnãnãnãoooo.

Os temperos, quando bem usados, mudam completamente uma receita e além disso, quando desidratados na temperatura certa – abaixo dos 45 graus – conferem nutrientes importantes ao prato. Micronutrientes esses que fazem muitas vezes a diferença entre a saúde e a doença. Não preciso dizer que para a minha culinária eles tem um papel de protagonistas. Compro minhas ervas e especiarias na feira orgânica, colho alguns na minha horta também, lavo, seco e coloco no desidratador de alimentos. Curto muito fazer isso, geralmente nos sábados a tarde, mas entendo quem não consegue e tem que comprar. E não tem nada de errado em facilitar pra você mesmo, a não ser que seja um Chef profissional ou faça por hobby… sou suspeita, adoro fabricar meus condimentos.

Mas vamos lá aos comprados … Os fabricantes asseguram que quando guardados de maneira correta, as especiarias secas durariam de 2 a 3 anos.

Mas temos considerações importantes sobre o “guardar de maneira correta”:

Sempre observar o tipo de recipiente em que está armazenado. Vidro não reage com o produto que armazena. Plástico sim. Bactérias e fungos tendem a se proliferar mais fácil em embalagens plásticas – dentro ou fora da geladeira. Então nossa primeira consideração sobre o tempo de validade  tem que levar em conta o tipo de  material do recipiente.

Controlar se houve perda de cor no decorrer do tempo. Se perde a cor, está perdendo propriedades e provavelmente, está doando menos sabor e aroma aos seus pratos. Então se a função principal das especiarias passa pelo sensorial, mesmo que dentro da validade, se perdeu a cor e cheiro/sabor, nosso querido tempero não estará mais cumprindo seu papel na nossa receita. Mesmo não contaminado, e em prazo hábil de uso, seria interessante mantê-lo em nossa arsenal de cozinha? Eu acredito que não.

Evite comprar a granel e dê preferência aos temperos com rótulo completo e com especificações do produtor. Infelizmente existem muitas adulterações nos temperos e especiarias a granel. Eu não arriscaria. Já ouvi muitas alunas contando sobre canela misturada com amido de milho, cúrcuma misturada com fécula e por aí vai… um show de horrores!!

A Anvisa, órgão que regula a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária, orienta que ” o condimento vegetal deve ser constituído de especiarias genuínas e puras, sãs e limpas, que devem corresponder às suas características botânicas normais e estar isento de substâncias estranhas, elementos vegetais estranhos à espécie de partes da planta de origem, que não possuam as características de condimento vegetal”.

COMO USAR

Para prolongar o sabor das ervas e especiarias temos que tomar alguns cuidados. Abrir e fechar rapidamente o pote evita perdas, assim como mantê-los em ambiente seco e longe da luz solar. Usar uma colher sempre seca pra pegar o tempero. Virar o pote  na palma na mão também vale, mas nunca diretamente sobre a preparação exalando calor e vapor.

Todos esses cuidados passam pelo olhar amoroso do cozinheiro desde a compra até o momento da utilização, são os que fazem a diferença e dão o efeito Uowww na nossa receita. Se você se atentar a essas dicas, tenho certeza que todo mundo que vc ama, vai sentir esse amor e cuidado no prato que você fez. Se prepare para ser sempre o cozinheiro da vez.

Beijos e até a próxima!